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A

AVA Inclusivo: recomendações para design instrucional na perspectiva da alteridade

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 15:46
 


Capa do livro: AVA Inclusivo: recomendações para design instrucional na perspectiva da alteridade                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
Recomendações para design instrucional na perspectiva da alteridade para provocar um diálogo inédito, nos convidando, ainda, a refletir sobre espaços de aprendência capazes de reunir características de aprendizagem das pessoas com deficiência visual, com deficiência auditiva e pessoas sem deficiência.


Autores: Rosane de Fatima Antunes Obregon, Tarcísio Vanzin e Vania Ribas Ulbricht.

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C

Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 15:47
 

Capa do livro: Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
A inclusão social de deficientes auditivos e visuais é mais do que um discurso politicamente correto ou uma demonstração de compaixão aos desvalidos. Constitui uma urgente necessidade no plano social, político e humanitário.


Organizadores: Vania Ribas Ulbricht, Tarcísio Vanzin e Sílvia R. P. de Quevedo.

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E

Educação Aberta Online: Pesquisar, Remixar e Compartilhar

por Administrador Usuário - segunda, 29 Mar 2021, 07:24
 

Capa do livro: Educação aberta online: Pesquisar, remixar e compartilhar

Tipo de mídia: E-book

Resumo:
Alunos e professores encontram hoje gratuitamente materiais didáticos de excelente qualidade online, desde textos até vídeos e mesmo cursos completos. Nessa cultura da aprendizagem aberta, entretanto, é necessário desenvolver habilidades para pesquisar, avaliar, reutilizar e remixar esses materiais.
Este livro, baseado em cursos online do OpenLearn da Open University britânica, oferece orientações para criar, compartilhar e licenciar recursos educacionais abertos, para o design de cursos online abertos e tutoria online, sobre como aprender a aprender, pesquisa em educação e ética em pesquisa, acessibilidade e tecnologias assistivas. Os cursos foram selecionados pelo professor Fredric Litto, Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED e transcriados para a língua portuguesa por uma equipe de tradutores coordenada pelo professor João Mattar.

Organizador(es): Fredric M. Litto e João Mattar

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Educação e tecnologia: parcerias 3.0 [livro eletrônico]

por Administrador Usuário - segunda, 29 Mar 2021, 06:36
 

Capa do livro: Educação e Tecnologias: Parcerias 3.0

Tipo de mídia: E-book

Resumo:
A abordagem do trabalho de docência e orientação na Linha TICPE é marcada por uma preocupação em estimular diferentes modos de pensar e repensar, criticamente, a presença da tecnologia na Educação e, em geral, na vida contemporânea. Nossos orientandos são encorajados a questionar extremos que ignoram ambivalências, a rever suas respectivas posições e considerar visões a elas alternativas. Esperamos, assim, que se abram a um processo de problematização, reflexão e diálogo no qual teoria e prática não mais sejam considerados como polarizações de excludência, típicas do pensamento maniqueísta.


Organizador(es): Luiz Alexandre da Silva Rosado... [et al.].

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G

Games e Gamificação em Educação

por Administrador Usuário - terça, 13 Abr 2021, 23:28
 

Tipo de mídia: Vídeo

Resumo: O Professor João Mattar discute o uso de games em educação e o conceito de gamificação.

Autores: João Mattar



Gamificação na Educação

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 15:48
 


Capa do livro: Gamificação na Educação                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
O termo gamificação compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. Assim, embora a palavra tenha sido utilizada pela primeira vez em 2010, a gamificação tem sido aplicada há muito tempo. Na educação, por exemplo, a criança podia ter seu trabalho reconhecido com estrelinhas (recompensa) ou as palavras iam se tornando cada vez mais difíceis de serem soletradas no ditado da professora (níveis adaptados às habilidades dos usuários).


Organizadores: Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Batista e Tarcísio Vanzin.

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Gamificação: O Guia Definitivo

por Administrador Usuário - terça, 13 Abr 2021, 23:31
 

Tipo de mídia: Website

Resumo:
Uma das tendências que vem ganhando relevância mundial é a gamificação. A tecnologia transformou completamente a vida das pessoas, abrindo novas oportunidades em diversos setores. A cada dia, várias inovações trazem impactos positivos em áreas como educação, negócios, saúde e até em recursos humanos, melhorando os processos e resultados de cada segmento.

Do inglês gamification, esta técnica traz conceitos da psicologia e tem base no funcionamento dos jogos para incentivar as pessoas a cumprirem objetivos. A metodologia pode ser aplicada em vários segmentos, inclusive em empresas para melhorar processos como treinamento, vendas e integração de novos funcionários.

Quer saber mais sobre esta tendência e as vantagens que ela pode trazer para sua empresa? Confira nosso guia completo sobre gamificação para tirar todas as suas dúvidas e saiba como aplicá-la na sua realidade.

Autor(es): Ludos Pro

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Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 15:48
 


Capa do livro: Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
Este livro apresenta a criação de diretrizes para a implantação das Práticas de Gestão do Conhecimento (PGCs) no contexto da Educação a Distância (EAD), com foco no processo de produção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para a construção das diretrizes foram identificados, primeiramente, os Fatores Críticos de Sucesso e formulados, com base nesses fatores, o Modelo de EaD suportado por PGCs. Como resultado, foram identificadas (05) proposições, contendo (37) diretrizes para implantação da GC, cujo intuito está na melhoria da qualidade e sucesso nos serviços e projetos de EaD.

Autores: Dafne Fonseca Alarcon e Fernando José Spanhol

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I

Introdução à Educação a Distância

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 15:57
 


Capa do livro: Introdução à Educação a Distância                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
Propõe uma imersão no universo da educação a distância, focado no estudo de três temas correlatos: educação a distância e as tecnologias de informação e comunicação, aprendizagem e construção do conhecimento na educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem no processo de ensinar e aprender...


Autoras: Maria do Carmo Suzart Rocha, Marcia Tereza Rebouças Rangel, Lanara Guimarães de Souza

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L

Ludificador: um guia de referências para o game designer brasileiro

por Jean Lucio - sábado, 27 Fev 2021, 16:13
 


Capa do livro: Ludificador                                   
Tipo de mídia: E-book

Resumo:
“LUDIFICADOR, um guia de referências para o game designer brasileiro” é o primeiro livro de Vicente Martin Mastrocola que procura trazer alguns apontamentos para os estudiosos da área dos games.


Autores: Vicente Martin Mastrocola

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